Enviado do…

Bons eram os tempos em que eu falava ao telefone com minhas irmã, mãe, tia e, diante de um silêncio fora de hora, perguntava: “O que tá passando na tv que fez você ficar muda?” Diante do flagra, o riso. E isso era motivo para mais conversa.

Agora, enquanto conversamos pessoalmente, dividimos nossa tagarelice com os olhos inquietos e mentes subdivididas dos sobrinhos e amigos mais novos, que falam conosco, teclam seus smartfones, postam no facebook, “tuítam e retuítam” assistem tv e jogam ao mesmo tempo.

O almoço tranquilo de outrora foi trocado por um sem número de funções executadas ao mesmo tempo, à mesa do restaurante, enquanto a conversa e algumas discussões de praxe rolam. Isso deixa qualquer um com mais de 40 exausto!

Porém, no meio da multitarefa dos cérebros eletrônicos multimídia com que nasceram os mais novos, nada me deixa mais incomodada do que as mensagens recebidas na caixa postal com o PS do século XXI: “Enviado do meu Blackbery”, ou “Enviado do meu Iphone”, ou… etc.

Que irritação quando leio esses GPS fora de lugar! Certa vez a Cora Rónai escreveu uma crônica querendo descobrir como desabilitava esse tipo de mensagem que os fabricantes e operadoras de celular utilizam para se promover gratuitamente depois de pagarmos uma fortuna por cada aparelhinho desses. Não sei se ela teve sucesso, mas gostaria que todos pensassem da mesma maneira. Uma certa discrição continua como sinônimo de elegância.

Tenho a impressão que o próximo passo será uma mensagem mais ou menos assim: “Enviado do meu Blackberry, enquanto lia o segundo caderno, no banheiro da casa de mamãe – Latitude: 22º 54′ 10″ S Longitude: 43º 12′ 27″ O, para melhor visualização acessar o Google maps na página…”

Anúncios

Comente aqui

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s